terça-feira, 2 de agosto de 2011

BULLYING - Uma realidade Social

O FENÔMENO BULLYING

Bullying, o que é isso? Essa expressão surgiu no Canadá e quer dizer tudo que se relaciona á violência, chamado também de “ violência velada” que diz respeito a violência não física.
Violência – de acordo com o dicionário significa: transgredir, ofender, forçar, contrário ao direito á justiça, constrangimento físico ou moral, brutalidade entre outros.
A violência só pode ser física? Não, há outros tipos. Se uma pessoa coloca em evidência uma parte do corpo de alguém, só porque ela não é igual à maioria que o rodeia, isso é um tipo de constrangimento, portanto uma violência. Um apelido por exemplo, pode parecer inofensivo para quem coloca, mas para quem o recebe, pode causar sérios problemas psicológicos e afetar sua auto estima ao ponto de levá-la a cometer desatinos como suicídio ou até homicídios.
As vezes chamar uma pessoa de sardenta, gordinha, branquela, dentuça etc, parece divertido porém nem todas às pessoas aceitam certas coisas, principalmente crianças e adolescentes. O respeito é uma coisa que todos querem pra si, mas esquecem que os outros também o querem.
Certa vez nos EUA, um adolescente cometeu um assassinato em “massa” entrou na escola onde havia concluído o colegial e saiu atirando nos alunos e professores. Após disparar vários tiros matando seis pessoas e ferindo outras, suicidou-se. Especialistas em comportamento foram investigar a vida do estudante e descobriram que ele foi uma criança “perseguida” desde pequeno na escola era chamada de gordo, óculos “fundo de garrafa” entre outros apelidos atribuídos às pessoas “diferentes”. Ele dizia que um dia se vingaria, e assim o fez , e foi a violência Bullying, que o fez agir assim.
Este texto foi elaborado no intuito de informar e formar cidadãos mais conscientes, reflexivos, críticos e capazes , agindo com responsabilidade e inteligência para perceberem o quanto o preconceito, violência entre outros, são desnecessários para o desenvolvimento de qualquer sociedade.

( Professora Cristina Balestié- Português e Redação)